sexta-feira, 3 de setembro de 2010

VIVENDO A IGREJA PRIMITIVA


Em Atos 2: 42 a 47 , podemos observar o quanto Deus deseja que a igreja estabelecida por Ele esteja buscando viver conforme a igreja de Atos . Na igreja primitiva, isto é, após, a ascensão de Jesus Cristo, poderemos ver alguns elementos que fizeram desta Igreja, uma igreja  modelo e de referencia , que verdadeiramente possui o  caráter de Deus e que vivia e colocava em pratica  os seus ensinamentos.Analisando os versículos de Atos: 2 : 42 á 47 , podemos destacar os seguintes elementos:
VS- 42 “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do     pão e nas orações”


1.Igreja que praticava a palavra de Deus:

Podemos observar neste versículo que esta igreja buscava viver os ensinamentos de Jesus Cristo através da pratica de sua palavra. O temor estava presente na alma e no coração de cada pessoa que fazia parte desta igreja (VS-43), isto é, se havia temor, havia uma busca incessante pela santidade, uma igreja que pagava um preço em não pecar.  Hoje o que observamos na igreja são pessoas que buscam viver um evangelho sem compromisso, buscando interesses pessoais, soluções para seus problemas e inquietações, ao invés de buscar o seu Criador. Pessoas que estão preocupados em ter e não em ser. Essa não é a igreja que retrata  o modelo estabelecido por Jesus, por isso , precisamos voltar a praticar e viver a palavra  como a igreja de Atos. 


2.Igreja que vivia em comunhão:

Outro elemento que encontramos é uma igreja que buscava viver em comunhão. Irmãos que faziam questão e que buscavam estarem juntos no partir do pão de casa  em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração (VS-46).Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.Precisamos mesmo priorizar , colocar em pratica e viver esse momento de  comunhão, esquecido hoje pela igreja contemporânea e estabelecermos  o que deseja  do coração de Deus , que é, uma igreja que busca incessantemente estarem juntos. 



3.Igreja que vivia a pratica da oração:
 
Essa era uma das maiores características da igreja primitiva, a oração. Jesus apesar de ser Deus, mantinha constantemente comunhão com o Pai através da oração. Jesus vivia e ensinava a seus discípulos a importância da oração no seu relacionamento com o Pai. Por isso, na igreja primitiva, por praticar a oração , prodígios muitos milagres e maravilhas eram feitos por intermédio dos apóstolos(VS-43).Nenhum poder ou autoridade será concedido a igreja sem que  esse elemento faça parte.   Na igreja contemporânea,  esse elemento deixou de ser buscado.Igreja que não ora não tem vitoria. Se fizermos uma auto-analise de nossas vidas poderemos observar que precisamos orar mais. 



4.Igreja que vivia e praticava o amor de Deus:
  
A igreja primitiva buscava viver e praticar aquilo que de mais sublime e essencial e, que faz parte do caráter e da vida de Deus, que é a pratica do amor. Deus é a essência do amor e espera que a igreja estabelecida por Ele  aqui na terra viva aquilo que Ele é, Amor.Em 1ª. João 3: 17 e 18:  VS- 17 “Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus”(VS-18).” Filhinhos, não amemos de palavras ,nem de língua,mas de fato e de verdade” . Podemos observar que estes dois versículos faziam parte da igreja de Atos a ponto de venderem suas propriedades e bens e distribuir com aqueles que tinham necessidades (VS-45).Hoje percebemos que a igreja contemporânea é uma igreja fria , egoísta e que não tem se preocupado em exercer o maior ensinamento de Jesus, que é o Amor.

Mas com certeza Deus estar mudando e restaurando no meio da igreja contemporânea estes valores e princípios, pois, a palavra de Deus diz que Jesus vem buscar uma igreja “ Para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem cousa semelhante, porém santa e sem defeito” (EF: 5:27).
Esse é o modelo de igreja que deve ser buscado hoje pelas igrejas que se dizem cristã. Igreja que vive o amor, a palavra através do testemunho, o temor ao Senhor, a oração e a comunhão com Deus e com os irmãos.




Comunidade Cristã Videira em Natal
Departamento de Casais
José Fernandes/Bel 

Um comentário: